Showing 106 results

Archival description
47 results with digital objects Show results with digital objects
PIRACICABA (2023)
BR SPCVP AF-PIR-PIRA2023 · Subseries · julho de 2023
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "Piracicaba (2023)" é composta por documentos iconográficos (fotografias digitais) de diferentes pontos do município que retratam a cidade de Piracicaba no ano de 2023. Tal tem por objetivo registrar a cidade (ou parte da cidade) na iminência de seu aniversário de 256 anos da fundação, comemorado no dia 1º de agosto de 2023.
As fotografias foram feitas pelo fotógrafo da Câmara Municipal, Rubens Cardia, no mês de julho de 2023.

VISTAS
BR SPCVP AF-PIR-VIS · Subseries · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "Vistas" é composta por documentos iconográficos, principalmente fotografias, em planos abertos e vistas aéreas de diferentes pontos da cidade de Piracicaba. Não foi possível precisar ou identificar a procedência, autoria e datação de parte dos itens desta subsérie.

LOCAIS
BR SPCVP AF-PIR-LOC · Subseries · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "Locais" é composta por documentos iconográficos, principalmente fotografias, de diversos locais de Piracicaba, em distintos períodos temporais. Parte dos itens não possuem informações de data e nem procedência, alguns também não foram passíveis de serem identificados.

PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO
BR SPCVP AF-PIR-PJB · Subseries · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "Praça José Bonifácio" é composta por documentos iconográficos, ou seja, fotografias do local denominado Praça José Bonifácio”, localizado na área central de Piracicaba, em diferentes períodos temporais. Parte dos itens não possuem informações de data e nem procedência.
Tal praça foi demarcada em 1784, ano em que a então Freguesia de Santo Antônio de Piracicaba mudou-se da margem direita do rio para a margem esquerda. Originalmente esta configurada com um conjunto de três localidades: Largo da Matriz, Jardim Público e Largo do Teatro. Na praça está localizada a Catedral de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que assim como a praça, passou por um grande número de alterações e reformulações desde sua fundação.

CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO
BR SPCVP AF-PIR-CSA · Subseries · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "Catedral de Santo Antônio" é composta por documentos iconográficos, fotografias, do templo denominado Catedral de Santo Antônio, localizado na Praça José Bonifácio, na área central de Piracicaba. Tais iconografias retratam a catedral em diferentes períodos. Parte dos itens não possuem informações de data e nem procedência.
Sendo Santo Antônio o padroeiro de Piracicaba, sua igreja e tempo remonta-se do inicio do estabelecimento da Freguesia, mas a história do templo atual, da forma que está configurado nos dias de hoje, inicia-se principalmente em meados do século XX, com as iniciativas de reconstrução. Segundo consta, a antiga matriz de Santo Antônio era uma construção neoclássica, mas que, apesar de bela, encontrava-se em precário estado de preservação. Por isso que, em 1946, decidiu reconstruir o templo, que foi oficialmente reinaugurado no dia 27 de dezembro de 1950.

A atual Catedral de Santo Antônio, ao longo de sua história, passou por diversas intervenções, como as de ordem social, política e estrutural, que remontam desde o período colonial brasileiro, época esta, que a religião católica era oficial em todo o território. Os padres eram funcionários públicos e recebiam seus proventos do governo. Cada povoação deveria ter sua capela, ermida ou mesmo um rancho, onde pudesse ser entronizada a figura do padroeiro determinado para o local. As matrizes católicas se configuravam como um sinal de desenvolvimento e eram construídas com dinheiro público ou doações dos fiéis. Os padres eram considerados autoridades e disputavam poder com os dirigentes civis, se prevalecendo da religião para instruir o povo sobre aquilo que bem entendessem. O primeiro pároco da povoação de Piracicaba e o povoador Antonio Corrêa Barbosa travaram uma intensa disputa de poder que também envolveu a preferência por N. S. dos Prazeres ou Santo Antonio como padroeiros. Em 26 de julho de 1770 o Morgado de Matheus enviou a seguinte carta ao povoador: “Vai a provisão para levantar a Capela nessa Povoação. Vmcê. lhe procurará o melhor sítio, na frente da praça principal, a delineará de modo que possa servir mais tarde de capela-mor, a todo tempo que quiserem acrescentar o corpo da Igreja para fazer freguesia. A invocação há de ser de Nossa Senhora dos Prazeres, minha madrinha e padroeira da minha casa, e a sua imagem há de ser colocada no altar-mor; pois tenho tenção de a fazer venerar em toda parte que puder. Com a elevação do povoado à Freguesia foi criada a paróquia em 26 de junho de 1774 pelo Bispo Diocesano de São Paulo, o qual autorizava que: 'se erigisse em o dito lugar, igreja matriz (...) e o senhor Santo Antonio, Padroeiro dela', também presente no relato do Capitão- mor de Itu. Neste caso, a recomendação do Morgado de Matheus em 1770, sobre N.S. dos Prazeres como padroeira não foi levada em consideração. O primeiro vigário, João Manuel da Silva, foi empossado em 21 de junho de 1774 e oito dias depois fazia o seu primeiro batizado, iniciando com o seguinte registro o 'Livro que há-de servir para assento de batizados de brancos e libertos' (Neme, 1974). A presença de um vigário significava ordem e progresso, e um fator de grande força na época, pois sinalizava que Piracicaba alcançaria prosperidade. Entretanto, logo de início, o padre percebeu pelas evidências, que Antonio Corrêa Barbosa não iria admitir outra autoridade que não a dele. Não aceitava conselhos nem tolerava que o vigário se intrometesse nas coisas do serviço público. Assim, começou uma briga na qual o capitão povoador deveria sempre levar a melhor, e que seria o principal entrave ao progresso local. Por esses motivos, o primeiro vigário da povoação conseguiu apenas levantar um telheiro que servisse de igreja (Neme, 1974; Perecin, 1990).
A segunda matriz só foi edificada na esplanada estabelecida para tal em 1816, por conta de uma desavença criada entre o capitão povoador, o vigário e a população local, sobre a mudança de padroeiro para Santo Antonio, sendo que a padroeira determinada para o povoado havia sido Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1833 a segunda matriz finalmente desabou e não havia dinheiro para prosseguir as obras da nova igreja que estava sendo construída circundando a primitiva. Em 1835 a construção já estava adiantada, em fase de colocação do vigamento do telhado. No ano seguinte, em 1836 a nave já estava coberta e faltava cobrir a capela-mor (Vitti, 1989). No dia 29 de abril de 1841 Francisco José da Conceição foi nomeado fabriqueiro da matriz. Em 1843 o padre José Maria de Oliveira foi nomeado diretor das obras. Neste ano, estando concluída a estrutura e a cobertura da igreja, eram necessários acabamentos internos como retábulos e altar-mor com trono. Para tanto, eram necessárias madeiras para a confecção de vigotas, pranchões de cedro para cimalhas e um entalhe, tabuado de cedro, além de ouro e tintas. Em 1844 foi trazido de Itu o entalhador Miguel Arcanjo Benício D'Assumpção Dutra³ a fim de trabalhar nos entalhes dos altares e retábulos (Guerrini, 1970; Vitti, 1989). Em 1857 foi liberada uma verba de até um conto de réis, para construção de uma torre ou frontispício na Matriz de Santo Antonio.
A terceira versão da Matriz de Santo Antonio no local, configurava-se uma das mais representativas obras da arquitetura Tardo-barroca da cidade, com obras conduzidas por Miguel Arcanjo Benício D'Assunção Dutra.
Em 1921 a Matriz de Santo Antonio ganhou nova fachada principal com apliques de elementos Neoclássicos, além de novo interior em 1925. Esta obra ficou caracterizada como a quinta Matriz de Piracicaba, quarta configuração no local e primeira Catedral de Santo Antonio, quando da criação da Diocese de Piracicaba.
Em 17 de janeiro de 1939, às 5 horas da tarde, a Catedral se incendiou por causa de um monte de palhas secas amontoadas numa tribuna. As paredes resistiram, mas o interior foi destruído. Em consequência do incidente, a Diocese de Piracicaba foi criada em 1944 com a igreja em ruínas. Dois anos após, em 1946, o edifício foi totalmente demolido para a construção de uma igreja maior, que pudesse sediar a nova Diocese (Guerrini, 1970; Vitti, 1989 e Carradore, 1998 citados por IPPLAP, 2012).

INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS
BR SPCVP AF-PIR-IGR · Subseries · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "Instituições Religiosas" é composta por documentos iconográficos, principalmente fotografias, de igrejas piracicabanas, como a Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte e a Igreja Metodista de Piracicaba, em diferentes períodos temporais. Parte dos itens não possuem informações de data e nem de procedência.

FATOS E MOMENTOS
BR SPCVP AF-PIR-FM · Subseries · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie denominada "fatos e momentos" é composta por iconografias diversas, principalmente fotografias, de diferentes períodos temporais, com imagens da história, cotidiano, ambientes e costumes piracicabanos. Parte dos itens desta subsérie não possuem informações quanta a datação ou procedência da iconografia.

FA - 2000
BR SPCVP AF-FA-2000 · Subseries · 2000
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "FA-2000" é composta por registros feitos no ano de 2000, de diferentes locais do município de Piracicaba, em decorrência das funções de Fiscalização e o Assessoramento. Os vereadores são responsáveis por fiscalizar a administração e também por sugerir medidas de interesse público ao Executivo, o que acarreta em visitas a locais, ruas e bairros, e consequentemente, registros fotográficos.

FA - 1994
BR SPCVP AF-FA-1994 · Subseries · 1994
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "FA-1994" é composta por registros fotográficos no ano de 1994, de diferentes locais do município de Piracicaba, em decorrência das funções de Fiscalização e o Assessoramento. Os vereadores são responsáveis por fiscalizar a administração e também por sugerir medidas de interesse público ao Executivo, o que acarreta em visitas a locais, ruas e bairros, e consequentemente, registros fotográficos.

MUSEU DA ÁGUA
BR SPCVP AF-PIR-MDA · Subseries · [s.d.]
Part of Acervo Fotográfico (Coleção)

A subsérie "Museu da Água" é composta por documentos iconográficos, em sua maioria fotografias, em distintos momentos temporais, do local conhecido atualmente como Museu da Água “Francisco Salgot Castillon”. O local, localizado na margem esquerda do rio, originalmente, foi inaugurado por D. Pedro II, em 2 de novembro de 1886, como a Primeira Estação de Captação e Bombeamento de Água de Piracicaba. Nos dias atuais o local, que foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC), funciona como um museu e espaço cultural, administrado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA).
Não foi possível precisar ou identificar a procedência, autoria e datação de alguns dos itens desta subsérie.