Showing 228 results

Archival description
MHPPM CE-CTSM · Collection · 1913 - 1933
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

A Coleção Especial "Cápsula do Tempo do Sud Mennucci" é composta de materiais encontrados na cápsula, sejam eles documentos, desenhos, fotografias, objetos, entre outros. A Cápsula, foi encerrada no dia 15 de novembro de 1922 e aberta 100 anos depois, no dia 07 de setembro de 2022.
Na abertura da exposição "Cápsula da Tempo - Mistérios Revelados", o bisneto de Honorato Faustino doou para o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes uma encadernação, contendo anotações, recortes de jornais e manuscritos, feito por Honorato. A referida encadernação e seus itens documentais também foram incluídos nesta coleção especial.

Untitled
Bibliográficos
MHPPM CE-CTSM-B · Series · 1913 - 1922
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Na série “Bibliográficos” estão os documentos do gênero bibliográfico, ou seja, impressos, como livros, folhetos e periódicos que foram deixados na Cápsula do Tempo da Escola Normal (Sud Mennucci) no ano de 1922.

Untitled
MHPPM CE-CTSM-B-07 · Item · setembro 1921
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

A "Revista de Educação" era uma publicação periódica que tinha por fim estudar, discutir e divulgar questões ligadas à educação, dando preferencia aos trabalhos do corpo docente da Escola Normal e anexas. A Comissão de Redação era formada por Dr. Honorato Faustino, Dr. Antônio Pinto, Prof. Lourenço Filho, Prof. Pedro Crem, Prof, Dario Brasil, Prof. Antônio Veiga e Profa. Maria Graner. Neste edição (Vol. I - Fase II), de setembro de 1921, são encontrados textos de Honorato Faustino (O ensino ativo), Lourenço Filho (Ensino da Atenção Escolar), Carlos Sodério (Higiene popular), Pedro Crem (Nossa prosodia), Olivia Bianco (Aducação Physica), Silveira Santos (Pela cultura do vernaculo), Fabiano R. Lozano (A musica nas escolas), João Toledo (O ensino do desenho), Pedro de Mello (A unificação das normas), Antônio Viega (O trabalho manual), Mercedes de Aguiar (A memória educável), Arthur Gonçalves (Em torno da higiene escolar), Ramiro Alves (A arte na escola) e H.F. (O brinquedo de trigo).

Untitled
MHPPM CE-CTSM-B-06 · Item · maio 1921
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

A "Revista de Educação" era uma publicação periódica que tinha por fim estudar, discutir e divulgar questões ligadas à educação, dando preferencia aos trabalhos do corpo docente da Escola Normal e anexas. A Comissão de Redação era formada por Dr. Honorato Faustino, Dr. Antônio Pinto, Prof. Lourenço Filho, Prof. Pedro Crem, Prof, Dario Brasil, Prof. Antônio Veiga e Profa. Maria Graner. Neste edição (Vol. I - Fase I), de maio de 1921, são encontrados textos de Honorato Faustino (Assistência dentaria escolar), Lourenço Filho (A crise da escola), Carlos Sodério (Higiene popular), Antônio Viega (Um novo trabalho manual), Dario Brasil (O civismo pela história), Silveira Santos (Pela cultura do vernáculo), Pedro Crem (O ensino ativo), Pedro de Mello (Literatura infantil), Assis Velloso (Derivadas e diferenciais), Thales Andrade (Do ensino de história), Adolpho Carvalho (Soluções e resultados) e Elvira de Moraes (O desenho e a educação visual)

Untitled
Jayme R. de Almeida
MHPPM CE-CTSM-TE-GEO-06 · Item · 1921
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Geografia de Jayme R. de Almeida, do ano de 1921. O trabalho consiste em uma ilustração do mapa da América do Sul, trazendo o Brasil e os demais países.

Untitled
Dimas Cardozo de Almeida
MHPPM CE-CTSM-TE-GEO-09 · Item · 1921
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Geografia de Dimas Cardozo de Almeida, do ano de 1921. O trabalho consiste em uma ilustração do mapa do Brasil, constando os seus rios principais.

Untitled
MHPPM CE-CTSM-FT-EN-01 · Item · 17 de outubro de 1921
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Fotografia datada de 17 de outubro de 1921, na cidade de Piracicaba. Presentes na foto estão um total de 21 homens e 36 mulheres. Como cenário para a fotografia se encontra de fundo três janelas em estilo neoclássico pertencentes a fachada da escola Sud Mennucci. Enumerados encontram-se: 1- Silveira Santos, professor de português, 2- Thales Andrade, professor de história, 3- Henrique Soares [trabalhos], 4- Veloso, professor de matemática, 5- Dacio, preparador, 6- Mello, professor de francês, 7- Fabiano, professor de música, 8- Dona Maria, [trabalhos], 9- Lourenço [Fischer], pedagogo, 10- Honorato, diretor, 11- Hélio, professor de física e química, 12- Olivia, professora de simetria, 13- Mattos, professor de desenho, 14- Sodéro, professor de história natural, 15- Baptista, professor de geografia, 16- Mananés, vice diretor, 17- Antônio Pinto, professor de latim e literatura, 18, Muller, professor de ginastica, 19- Maria de Oliveira, filha do diretor.
Anotações presentes na fotografia: Acima de todos os membros da foto, vemos a seguinte escrita: “Escola Normal de Piracicaba professorandos de 1921 e seus professores”, abaixo dos que estão sentados, existe um aglomerado de nomes, além da seguinte escrita: “ O professor Lourenço Filho foi comissionado em 1922 para a reorganização da instrução no Ceará”.
No verso a seguinte escrita: “ Maria de Oliveira, Piracicaba, 17 de outubro de 1921. 19- Maria de Oliveira, filha do diretor e professoranda, que cedeu esta fotografia para ser transmitida á posteridade. ”. Finaliza com um selo carimbado da Escola normal, Piracicaba. (Citações presentes na imagem estão em transcrição livre)

Untitled
Jayme R. de Almeida
MHPPM CE-CTSM-TE-GEO-08 · Item · 1921
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Geografia de Jayme R. de Almeida, do ano de 1921. O trabalho consiste em uma ilustração do mapa do Brasil, dividido em estados e constando a então capital da República, Rio de Janeiro, a capital de São Paulo e a cidade de Piracicaba.

Untitled
Ruy Braz Consentino
MHPPM CE-CTSM-TE-GEO-13 · Item · 1921
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Trabalho de Geografia de Ruy Braz Consentino, do ano de 1921. O trabalho consiste em uma ilustração do mapa da América do Norte, com as devidas divisões geográficas dos países.

Untitled
Cápsula (caixa de cobre)
MHPPM CE-CTSM-CAP-02 · Item · 1922
Part of COLEÇÕES ESPECIAIS

Caixa em cobre, totalmente selada em três partes através de solda e sem qualquer tipo de acesso ao seu interior. A abertura da caixa foi realizada cuidadosamente através de uma tesoura de corte de chapa, de modo a gerar o menor impacto possível no objeto.
Tal caixa foi utilizada como cápsula, para salvaguardar os diferentes materiais nela inseridos.

Untitled