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Descrição arquivística
12° Salão de Humor
BR SPCVP AF-FT-1985.SH-10 · Item · Agosto de 1985
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Segundo informações contidas no envelope usado para armazenar as iconografias em negativos, esta imagem corresponde à Registro fotográfico da 12° edição do Salão de Humor. Na imagem é possível ver painéis expositores em metal, obras expostas e pessoas olhando para as imagens. Fotografia de Davi Negri.

300 Anos da Imortalidade de Zumbi
BR SPCVP AF-SOL-1995.Zumbi · Subséries · 27/11/1995
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registros da sessão solene, realizada no dia 27 de novembro de 1995, em homenagem a comunidade negra piracicabana, como parte das solenidades dos 300 anos de imortalidade de Zumbi dos Palmares. - Já se pleiteava, a época, que o dia da morte de Zumbi (20/11/1965) se tornasse feriado – A solenidade teve início com a formação da mesa, execução do hino nacional, um discurso do Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba Vanderlei Dionísio”, que ressaltou “Esta homenagem não deve ter caráter festivo e despretensioso mas deve marcar uma posição dos democratas que enxergam na questão racial a chave da democracia no Brasil. Excluir os negros do processo democrático é excluir o povo em sua maioria. O Brasil não será realmente livre e democrático enquanto não reinar a verdadeira democracia econômica e racial. Zumbi vive, a sua luta e seus ideais também”. João Manoel dos Santos, único vereador negro a época, foi um dos organizadores da solenidade, e também proferiu palavras durante o evento. A sessão do solene homenageou 35 pessoas, e também a Guarda Mirim de Piracicaba e contou a apresentação de atividades artísticas, como encenação de peça e capoeira.

A Cidade e a Cheia do Rio
BR SPCVP AF-PIR-VIS-69 · Item · fevereiro de 1983
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia, de autoria de Christiano Diehl Neto, de vista aberta da cidade de Piracicaba durante uma cheia do rio. Na imagem é possível observar o Rio Piracicaba, o Engenho Central e casas submersas pelas águas. A imagem fez parte da exposição "Amandy, um retrato das enchentes". Amandy, que significada "dia de chuva" em Tupi Guarani, foi o nome escolhido para uma exposição fotográfica ocorrida entre os dias 16 de março a 10 de abril no Engenho Central, que reuniu fotografias coloridas e branco e preto (BP) alusivas às enchentes do Rio Piracicaba a partir da década de 80 até janeiro de 2011.

A cidade e a Chuva
BR SPCVP AF-PIR-VIS-65 · Item · fevereiro de 2010
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia, de autoria de Alessandro Maschio, com vista aberta da cidade durante a chuva. A imagem fez parte da exposição "Amandy, um retrato das enchentes". Amandy, que significa "dia de chuva" em Tupi Guarani, foi o nome escolhido para uma exposição fotográfica ocorrida entre os dias 16 de março a 10 de abril no Engenho Central, que reuniu fotografias coloridas e branco e preto (BP) alusivas às enchentes do Rio Piracicaba a partir da década de 80 até janeiro de 2011.

A Cidade e o Rio (2009)
BR SPCVP AF-PIR-VIS-71 · Item · Dezembro de 2009
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia, de autoria de Davi Negri, de vista da cidade da Piracicaba e do rio de mesmo nome. A imagem fez parte da exposição "Amandy, um retrato das enchentes". Amandy, que significa "dia de chuva" em Tupi Guarani, foi o nome escolhido para uma exposição fotográfica ocorrida entre os dias 16 de março a 10 de abril no Engenho Central, que reuniu fotografias coloridas e branco e preto (BP) alusivas às enchentes do Rio Piracicaba a partir da década de 80 até janeiro de 2011.

A entrada para o palacete Luiz de Queiroz
BR SPCVP AF-PIR-LOC-102 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia dando foco para a entrada da fachada do Palacete Luiz de Queiroz. No seu entorno é possível observar as palmeiras imperiais. Fotografia sem data exata ou fotógrafo responsável. O Palacete Luiz de Queiroz foi construído pelo agrônomo que leva seu nome, em homenagem a sua esposa Ermelinda. O Palacete mantinha um padrão da mais alta classe e refinamento do final do século 19. Em 1894, Queiroz vende o palacete foi para obter dinheiro para dar continuidade a construção da então Escola Agrícola, idealizada por ele, atual Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). O segundo proprietário foi Buarque de Macedo, o terceiro foi o senador da República, RodoIpho Miranda, ex-ministro de Estado, que comprou também a fábrica de tecidos de Queiroz, passando a chama-la de Arethusina, em homenagem a esposa. Passou-se em seguida para o quarto proprietário a Cia. Boyes, e ficou popularmente conhecido como Palacete Boyes. O atual proprietário é o Sr. Arnold Fioravante.

A Garça
BR SPCVP AF-PIR-RIO-74 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia dando foco para uma garça, que pousa sob um galho no entorno de um trecho de rio, não sendo possível saber com exatidão qual é.

A lateral do palacete Luiz de Queiroz
BR SPCVP AF-PIR-LOC-101 · Item · [s.d.]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Fotografia representando uma das laterais do Palacete Luís de Queirós, fotografia sem data. O Palacete Luiz de Queiroz foi construído pelo agrônomo que leva seu nome, em homenagem a sua esposa Ermelinda. O Palacete mantinha um padrão da mais alta classe e refinamento do final do século 19. Em 1894, Queiroz vende o palacete foi para obter dinheiro para dar continuidade a construção da então Escola Agrícola, idealizada por ele, atual Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). O segundo proprietário foi Buarque de Macedo, o terceiro foi o senador da República, RodoIpho Miranda, ex-ministro de Estado, que comprou também a fábrica de tecidos de Queiroz, passando a chama-la de Arethusina, em homenagem a esposa. Passou-se em seguida para o quarto proprietário a Cia. Boyes, e ficou popularmente conhecido como Palacete Boyes. O atual proprietário é o Sr. Arnold Fioravante.

A Matriz nos Anos 30
BR SPCVP AF-PIR-CSA-09 · Item · [s.d]
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Antiga matriz Santo Antônio, a quarta igreja. Fotografia registrada provavelmente na década de 1930, sendo possível identificar tal data, dado os modelos de automóveis e roupas existentes na imagem. Não há informações de datação e procedência.

A Mesa de Jurados
BR SPCVP AF-FT-1985.SH-13 · Item · Agosto de 1985
Parte de Acervo Fotográfico (Coleção)

Registro fotográfico da mesa de jurados do 12° Salão de Humor. Que segundo os nomes citados na abertura feita por Chico Caruso, participavam de Miguel Paiva, Milton Coelho da Graça, Carlos Grassetti, Zélio, Audálio Dantas, José Maria do Prado e Paulo Caruso. Fotografia de Davi Negri.